4ª POSTAGEM: O LOCAl O E O GLOBAL DO PROFESSOR E DO ALUNO,NÃO SÃO OS
MESMOS
A Informática vem adquirindo
cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como
instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma
rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças
estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
Houve época em que era necessário
justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso
quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com
que essa introdução vem ocorrendo.
A Informática Educativa privilegia a utilização do computador como a
ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento.
Neste momento, o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado
considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. Nesse sentido, o
computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com
inúmeras possibilidades pedagógicas, desde que haja uma reformulação no
currículo, que se crie novos modelos metodológicos e didáticos, e
principalmente que se repense qual o verdadeiro significado da aprendizagem,
para que o computador não se torne mais um adereço travestido de modernidade.
A
chegada das tecnologias no ambiente escolar provoca uma mudança de paradigmas.
A Informática Educativa nos oferece uma vastidão de recursos que, se bem
aproveitados, nos dão suporte para o desenvolvimento de diversas atividades com
os alunos. Todavia, a escola contemporânea continua muito arraigada ao padrão
jesuítico, no qual o professor fala, o aluno escuta, o professor manda, o aluno
obedece. A chegada da era digital coloca a figura do professor como um
“mediador” de processos que são, estes sim, capitaneados pelo próprio sujeito
aprendiz. Porém, para que isso ocorra de fato, é preciso que o professor não
tenha “medo” da possibilidade de autonomia do aluno, pois muitos acreditam que
com o computador em sala de aula, o professor pede o seu lugar.
As ferramentas
computacionais, especialmente a Internet, podem ser um recurso rico em
possibilidades que contribuam com a melhoria do nível de aprendizagem, desde
que haja uma reformulação no currículo, que se crie novos modelos
metodológicos, que se repense qual o significado da aprendizagem. Uma
aprendizagem onde haja espaço para que se promova a construção do conhecimento.
Conhecimento, não como algo que se recebe, mas concebido como relação, ou
produto da relação entre o sujeito e seu conhecimento. Onde esse sujeito
descobre, constrói e modifica, de forma criativa seu próprio conhecimento.
O grande desafio da
atualidade consiste em trazer essa nova realidade para dentro da sala de aula,
o que implica em mudar, de maneira significativa, o processo educacional como
um todo.
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